Página em atualização … … …

Os riscos nos espaços público e privado – o equilíbrio entre uma cultura de prevenção e insegurança e a construção de uma sociedade consciente mas não condicionada pelo medo

Associando-se às comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, com este momento, entre outros aspetos, pretende-se analisar o modo como, num país como Portugal, a cultura de riscos e de (in)segurança se pode e deve debater num espaço público mais aberto e democrático. Nesta perspetiva, temos particular interesse em problematizar o difícil balanço entre a necessária informação para uma sociedade resiliente e os possíveis excessos de um espaço público centrado no medo. Se temos um sociedade educada e preparada para saber agir em situações de crise ou estamos a educar crianças numa “bolha protetora”, sempre sobre vigilância, sem liberdade de iniciativa e de decisão, em que não aprendem a percecionar os riscos e a agir em situação de perigo.

Pretende-se colocar as/os Professoras/es, bem como a comunidade científica, os agentes de proteção civil, os órgãos de soberania regionais/locais e a população em geral, a refletir sobre a educação e a comunicação para a redução dos riscos, para a implementação de uma cultura de segurança, ou em que os discursos dos riscos excessivos podem entorpecer a sociedade e criar uma ecologia de medo.

Contará com a participação de reputados especialistas no âmbito do direito ambiental, governança do risco, jornalismo e da comunicação, que darão o seu notável contributo, nomeadamente:

Moderador(a):

Prof. Doutor João Luís Fernandes

Professor Auxiliar do Departamento de Geografia e Turismo
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20)

“Saber é poder: a compra da ‘segurança regulatória’ para estar seguro ou para parecer seguro?”

Prof.ª Doutora Maria Alexandra de Sousa Aragão
Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Investigadora Colaboradora do CEIS20

“O medo e as “ameaças” mediáticas sobre a crise”

Prof. Doutor João Figueira
Professor Auxiliar do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

“O lugar do Jornalismo em contextos de emergência”

Prof.ª Doutora Felisbela Lopes
Professora Associada com Agregação do Departamento de Ciências da Comunicação
Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho